Aulas de Step – Por que praticar?


Umas das atividades aeróbicas mais conhecidas e dinfundidas nas academias é a aula de step, onde o aluno sobe, desce, vira, pula em um degrau, executando simultaneamente movimentos de braços, com ou sem halteres, normalmente ao ritmo de músicas diversificadas.

O equipamento usado durante as aulas não envolve grandes investimentos por parte do praticante, cabe a academia disponibilizar os bancos. A este banco dá-se o nome de bench-step, step-training ou bench-fitness.

A aula, além de proporcionar diversos benefícios ao praticante é muito divertida. Conta, ainda, com a animação, coreografias e variações de passos, feitas pelo professor.

O step surgiu nos Estados Unidos, após uma ex- ginasta e professora de aeróbica, Gin Miller, sofrer uma lesão nos ligamentos do joelho e ser obrigada a seguir orientações de um programa de fisioterapia e reforço dos membros inferiores que consistia em subir e descer escadas.

Então a ex-ginasta e professora de aeróbica teve a idéia de adaptar estes movimentos às suas aulas. Nascia então o step.

Vendo o seu futuro promissor, empresa Reebok pegou o trabalho de Gin Miller e com a ajuda de uma equipa de médicos, investigadores e especialistas em motricidade desenvolveu o banco de step tal como hoje é conhecido.

Atualmente as aulas de step vêm sendo aperfeiçoadas, com sequência de passos de acordo com o estímulo muscular ordenado e claro, com ritmo musical adequado.

A partir disso foram criadas aulas combinadas de step com localizada, com street funk, com circuito e com pesinhos de mão.

Esta modalidade de treinamento aeróbico, inclui-se no grupo das modalidades que desenvolvem a resistência cardiovascular além de outros benefícios, como:

1. Melhora do condicionamento cardiorrespiratório;


2. Desenvolvimento da coordenação, do ritmo, da memória, da capacidade de reação e da velocidade;

3. Aumento da resistência muscular;

4. Fortalecimento dos ossos, tendões e ligamentos;

5. Bem estar;

6. Grande queima calórica (cerca de 600 calorias em 1 hora de atividade).

 

Um dos motivos para escolhida prática do step é que apesar de ser um exercício de elevada intensidade, não tem riscos de traumatismo por repetição do impacto no solo.

Porém, a prática incorreta do step pode também trazer riscos.

Para segurança e êxito do treino, o praticante deve estar atento a alguns cuidados, como:

1. Usar calçado adequado – um bom tênis de fitness com reforço no calcanhar.

2. Manter os joelhos fletidos, o que amortece o impacto no step;

3. Pousar o pé com segurança no banco, nunca nas extremidades;

4. Manter o ritmo

5. Utilizar bancos com altura mínima, nas primeiras aulas;

6. Aquecer e alongar, sempre, antes e depois da aula;

7. Monitorar o ritmo cardíaco

8. Beber bastante água para não desidratar,

9. Usar roupas leves e confortáveis.

 

Existem três níveis de aulas que levam em conta a intensidade e dificuldade dos passos, cada praticante deve se encaixar de acordo com o seu nível de condicionamento físico.

Aconselha-se que as aulas de Step devem ser praticadas de duas a três vezes por semana, mesclando com atividades de musculação e alongamentos antes e depois das atividades.

 


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