Crioterapia e Hipertrofia - Breaking My Limits

Qual a relação entre crioterapia e hipertrofia?

Veja mais!

Haverá benefícios? Não faz nada?

Veja mais!

Ou será que até prejudica?

Veja mais!

O que é a crioterapia?

A crioterapia é utilizada há muitos anos no contexto desportivo. Seja para tratar de lesões ou recuperar atletas mais rapidamente.

Veja mais!

Apesar de ter este nome pomposo e acharmos que é uma alta tecnologia, podemos simplesmente chamá-lo de “pôr gelo” ou “banho de gelo”. Um clássico.

Veja mais!

Todos nós já o fizemos.

Veja mais!

Esta prática ganhou notoriedade em 1978 pelo Dr. Gabe Mirkin e o seu processo RICE, onde a crioterapia seria um dos passos a aplicar.

Veja mais!

Mas o clássico “meter gelo” nunca foi claro. Em 2013, o próprio inventor do RICE retratou-se e sugeriu que a aplicação de gelo em lesões pode atrasar a recuperação.

Veja mais!

Isto porque após uma lesão, o corpo desencadeia uma resposta inflamatória para recuperar, incluindo o inchaço para imobilizar a zona. A crioterapia (gelo, frio) promove um efeito anti-inflamatório, que inibe essa resposta inflamatória.

Veja mais!

Apesar de reduzir a sensação de dor e inchaço, não parece acelerar a recuperação dos tecidos lesados. Até pelo contrário!

Veja mais!

No entanto, o nosso foco de estudo não é este e deixamos essa discussão para alguém mais habilitado. O que nós queremos saber é qual a relação entre crioterapia e hipertrofia muscular.

Veja mais!

Sabemos que a crioterapia é utilizada pelos atletas para recuperação pós-treino. Ajudará nisso? E se sim, haverá alguma relação positiva ou negativa entre crioterapia e hipertrofia?

Veja mais!

Vamos analisar!

Veja mais!

Crioterapia e hipertrofia

Para entendermos a lógica do uso e potencial relação entre crioterapia e hipertrofia, precisas de saber o que acontece no treino para que isso aconteça.

Veja mais!

Quando treinas de forma intensa o suficiente, o teu corpo desencadeia uma resposta inflamatória. Como referi anteriormente mas noutro contexto, este tipo de resposta inflamatório não é necessariamente má, ao contrário do que se pensa.

Veja mais!

De forma genérica, inflamação é um sinal enviado para o sistema imunitário para focar as suas atenções numa determinada área. Mas uma inflamação não é exclusiva a vírus ou infeções.

Veja mais!

Após um treino de hipertrofia, é induzido uma resposta inflamatória nos tecidos musculares como resultado do danos causado nas fibras. Isto é necessário, pois será esta resposta inflamatória que irá iniciar a reparação e crescimento muscular.

Veja mais!

Neste processo, a InterLeucina-6 (IL-6) representa um papel fundamental na reparação muscular. Quando encontradas em elevações ligeiras dos seus níveis pós treino, são benéficas para reparação muscular e ativação de células satélites.

Veja mais!

Mas se apresentarem níveis estiverem elevados durante longos períodos e se verificar uma inflamação crónica acaba por ser prejudicial.

Veja mais!

Por isso, nós queremos que haja uma resposta inflamatória ao treino de forma aguda e queremos que esta resposta não se torne crónica. Convém evitar situações de excesso de treino (ex. demasiado volume para ti) ou treinar constantemente com percentagens de massa gorda elevadas (~>20% homens, >30% mulheres) para manter os níveis inflamatórios basais controlados.

Veja mais!

Após esta introdução, podes adivinhar onde isto vai dar: haverá relação positiva entre crioterapia e hipertrofia?

Veja mais!

Aparentemente, não! Pelo contrário: como a crioterapia é anti-inflamatória, irá inibir esta resposta inflamatória aguda do treino de hipertrofia, inibindo o processo de reparação e prejudicando os teus resultados.

Veja mais!

Portanto, a relação entre crioterapia e hipertrofia parece ser negativa.

Veja mais!

Este método pode fazer sentido em situações específicas. Pode ser utilizado de forma justificada para lesões e, potencialmente, para recuperar mais rapidamente algumas capacidades como a força ou a potência.

Veja mais!

Mas para quem quer crescimento muscular é um NÃO.

Veja mais!

Conclusão

Como reparaste, a crioterapia e hipertrofia não devem andar de braços dados. Na verdade, por que haveriam de andar?

Veja mais!

Provavelmente quem o procura fazer, não seria para otimizar o crescimento muscular diretamente mas sim para recuperar mais rápido e treinar melhor.

Veja mais!

Mas se precisas de estratégias destas para recuperar dos teus treinos é porque a tua organização e estrutura não estão ajustadas para ti.

Veja mais!

O teu treino, para um dado grupo muscular, deve e consegue ser o mais estimulante possível sem que estejas todo dorido para o treino seguinte.

Veja mais!

Se isso acontece, as variáveis não estão ajustadas para ti (treino, alimentação, sono e gestão de stress).

Veja mais!

Procura ajuda profissional e eleva o teu treino ao próximo nível sem precisares de “truques destes”!

Veja mais!

E tu? Já fizeste crioterapia?

Veja mais!

Quebra os teus limites!

Veja mais!

DESCARREGA O TEU E-BOOK GRÁTIS!

Descobre os segredos para acelerar o crescimento muscular em atletas avançados e intermédios!

Veja mais!

Obrigado!

Chegará à tua caixa de e-mail brevemente!

Veja mais!

Caso não o recebas dentro de 5 minutos: verifica a caixa de spam e adiciona o contacto info@breakingmylimits.com à tua lista de remetentes seguros!

Veja mais!

https://www.doutorguilherme.com/blog/

Veja mais!

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Guia de musculação, Suor hoje, resultado amanhã.