Pilates para idosos


O envelhecimento é um processo lento, progressivo e inevitável. Essas mudanças acontecem de forma contínua e não eventual, é preciso adaptar-se a elas ao longo vida.

Fazer exercícios traz inúmeros benefícios em qualquer etapa da vida, principalmente na terceira idade, pois melhora muito a qualidade de vida.

Longevidade e qualidade de vida tem tudo a ver, pois todos desejam viver muito, mas com saúde, bem estar, um bom condicionamento físico e se possível no seu peso ideal.

Poucos sabem que muitos especialistas descrevem o Pilates como uma atividade perfeita para idosos. Pois durante o envelhecimento o organismo perde massa muscular, diminuindo assim o metabolismo e reduz a densidade óssea, tornando assim a pessoa bem mais vulnerável a inúmeras doenças na coluna, articulações e no coração.

O Pilates trabalha em áreas do corpo que são fundamentais para qualquer pessoa, principalmente na 3ª idade: Trabalha corrigindo a postura, ativando a circulação e tensionando os músculos, através de exercícios de alongamentos, melhorando a respiração e estimulando o corpo para obter uma maior flexibilidade, recuperando articulações propensas a artrite, artrose e dores generalizadas. Além de trabalhar os músculos da coluna e do abdômen formando o centro de força, ativando assim os músculos que controlam o fluxo da urina e impurezas sólidas do corpo. Prevenindo a incontinência urinária e fecal, muito frequente nessa idade.


Além disso à prática de pilates na terceita idade traz diversos outros benéficios como:

– Alívio da dor e do estresse;
– Previne de lesões;
– Melhora dos reflexos e da mobilidade;
– Maior percepção dos movimentos;
– Melhora da velocidade de andar;
– Melhora a flexibilidade;
– Melhora do equilíbrio;
– Melhora da auto-estima;
– Diminuição da depressão;
– Contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea;
– Ajuda no controle da Diabetes, artrite e doenças cardiovasculares;
– Fortalece os músculos das pernas e costas;
– Melhora as reações posturais;
– Mantém o peso corporal.

Joseph Pilates, criador da técnica, praticou Pilates até mais de 80 anos.


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