Pilates – Os benefícios


Os exercícios realizados através da técnica do Pilates são diferenciados por não usar pesos adicionais, sendo empregada somente a própria força e dando especial atenção para o trabalho de postura e de respiração para que seja realizado corretamente.

Os movimentos são, geralmente, realizados em séries de 10 repetições para cada seguimento muscular e estão divididos em exercícios realizados no chão – sobre um colchonete – para os iniciantes e, nos aparelhos específicos como cadilaac, reformer, pedipole e chair, voltados para os alunos mais avançados em sessões individuais.

Existem diversas razões para se praticar. Dentre eles podemos destacar que esse método é um para o corpo inteiro, ao contrário de algumas formas de exercício, que sobrecarregam algumas partes do corpo e outros não. Durante as aulas de Pilates concentra-se na força do núcleo, que treina o corpo como um todo integrado. Pilates promover força e desenvolvimento muscular equilibrado, assim como flexibilidade e aumento da amplitude de movimento para as articulações.

Atenção ao apoio central e adequação de corpo inteiro – incluindo a respiração e a mente – proporcionar um nível de atividade integradora que é difícil encontrar em outro lugar. É também a razão que o Pilates é tão popular em cenários de reabilitação, bem como com os atletas que acham que o Pilates é uma ótima base para qualquer outro tipo de prática de movimento que eles fazem.


Além disso, essa técnica é adaptável a muitos níveis de aptidão e necessidades físicas, cria força muscular sem aumentar a massa, aumenta a resistência física e mental, melhora o alongamento e da maior controle corporal, auxilia na correção postural, aumenta a flexibilidade e tônus, alivia as tensões, estresse e dores crônicas, melhora a coordenação motora, da maior mobilidade nas articulações, estimula o sistema circulatório e a oxigenação do sangue, facilita a drenagem linfática e a eliminação das toxinas, fortalece os órgãos internos, aumenta a concentração, trabalha a respiração e promove o relaxamento.

O Pilates é agradável, fácil e traz resultados rápidos. Qualquer pessoa, com mais de 12 anos e em todos os níveis de condicionamento físico pode praticá-lo.

A popularidade crescente do Pilates o colocou no mapa de todo o mundo. Isso é bom porque quando  alguem inicia o treinamento de Pilates, é importante começar em um estúdio ou academia, e de preferência a partir de um instrutor certificado.

Mas há muitas maneiras de complementar seu aprendizado depois de algum tempo de aulas com o instrutor. Você pode praticar em casa e você não precisa de alguns equipamentos sofisticados, uma roupa confortável e um tapete.


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