Pilates emagrece?


Muitas pessoas que estam acima do peso querem emagrecer e fazem de tudo para isso.

Nessa corrida pela perda de peso, as pessoas experimentam diversas modalidades esportivas e receitas de dietas: da proteína, da Lua, do tipo sangüíneo, do abacaxi, da sopa, etc. Muitas vezes sem êxito.

O pilates vem ganhando espaço nas academias e  muitos adeptos, inclusive, muitos praticantes  vão em busca da perda de pesa, do emagrecimento.

Mas, será que o pilates emagrece?

O Pilates é famoso por criar corpos alongados, torneados e em forma. Mas o emagrecimento não decorre exclusivamente da prática de Pilates, é necessário uma combinação de fatores como a prática frequente e uma alimentação equilibrada.

O foco principal do Pilates é a consciência corporal durante os exercícios combinado com a respiração e postura, porém, de acordo com o nível do cliente ou a frequência semanal, pode ocorrer perda de peso.

Existem outros aspectos físicos que são mais visíveis na prática do Pilates, tais como a definição muscular, flexibilidade, alinhamento corporal do que a perda de peso em si.


Normalmente, o gasto energético de uma aula de Pilates fica abaixo do que precisamos para “queimar gordura”, ou seja, não atinge mesmo nível de Frequencia Cardíaca (FC) de uma caminhada ou corrida.

A prática de Pilates auxilia no emagrecimento das seguintes formas:

1. Os exercícios queimam calorias. Mas quantidade de calorias queimadas depende do tipo de corpo e do nível de esforço;

2. Ganho de massa muscular magra.

3. Tonifica e modela o seu corpo;

4. Melhora a postura, alongando a silueta.

5. Promove uma respiração profunda e eficiente, o que é essencial para a queima de calorias e a regeneração de tecidos;

6. Melhora a auto-estima e  aumenta a consciência para o estilo de vida. Ambos são associados com a perda de peso.

O Pilates é um programa que pode ajudar a manter os níveis de energia para todo o dia. No entanto, ele não é usado normalmente como um exercício aeróbio. Assim, algumas pessoas gostam de combinar Pilates com outros tipos de exercícios aeróbios (corrida, bike, natação, etc) de maneira a maximizar sua perda de peso.

Ou seja, não existem métodos milagroso para a perda de pesa, é sempre bom combinar exercícios aeróbicos, alimentação balanceada e saúdável e pilates, para o sucesso do emagrecimento saudável.


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Um comentário

  1. Char says:

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