O treinamento de força para as mulheres


As mulheres muitas vezes se voltam para exercícios cardiovasculares quando precisam perder peso. Mas a verdade é que o treinamento de força tem resultados a longo prazo e ajuda a queimar mais calorias durante o dia, mesmo quando você não está malhando. Isso quer dizer que é mais provável perder peso mais rápido e ter um físico melhor com um treinamento de força ao invés de apenas subir na esteira e correr intensamente.

O que é o treinamento de força?

O treinamento de força é um grupo de exercício usando pesos, faixas elásticas ou peso do próprio corpo. É a melhor maneira de aumentar a força muscular, o tamanho e a resistência física. Ele também pode melhorar a flexibilidade e amplitude de movimento.

Um grande equívoco relacionado com o treinamento de força é que as mulheres vão ficar musculosas demais levantando pesos pesados. Este programa de exercícios não faz uma mulher grande ou volumosa porque elas não têm quantidade suficiente de hormônios masculinos testosterona, responsável pela construção muscular e crescimento.

Os benefícios do treinamento de força

Qualquer tipo de atividade física traz benefícios à saúde. O treinamento de força é uma das melhores formas das mulheres melhorarem a densidade óssea e prevenir a osteoporose. Ele também reduz a pressão arterial, aumenta o metabolismo e controla o peso corporal. Ajuda ainda a aliviar o estresse, doenças cardíacas e câncer. Ajuda ainda no gerenciamento de doenças crônicas, como dor nas costas, diabetes, artrite e depressão e reduz o risco de fratura e lesão óssea relacionada.

Muitos preferem atividades cardiovasculares para perder peso, mas o treinamento de força pode ser uma adição útil para o treino se seu foco é perder. A atleta não vai apenas construir músculos fortes, como também queimar 25% de calorias extras durante a sessão de treinamento de força.


Construir músculos magros aumenta o metabolismo e altera a sua composição corporal. Durante este tipo de treinamento de força, o sangue corre para os músculos fazendo-os parecer mais tonificado e esculpido.

Como o treinamento de força trabalha um grupo muscular específico, a melhor maneira de perder peso é permitir que pouco ou nenhum descanso entre os exercícios. Fazer os exercícios em um trecho grupos por dia eleva freqüência cardíaca e com isso queimar mais calorias. Os levantamentos de peso, agachamentos e flexões são exercícios de alta intensidade que vão ajudar você a perder peso.

Exercícios para um treinamento de força

Escolher o peso ideal para cada exercício é importante. Uma regra simples para ajudar é saber que as repetições mais altas exigem pesos mais leves e repetições menores exigem pesos pesados. A melhor maneira de descobrir o peso certo é pela experimentação. Se você está lutando para fazer a última repetição, está levantando o peso certo. Mas se está fazendo todas as repetições com facilidade, então o peso que você está carregando está leve demais. Alguns exercícios indicados são:

Peito : Supino e supino com flexões ou máquina de remada sentada e extensão de volta

Ombros : elevação lateral e frontal raise

Parte inferior do corpo : agachamentos e aumentos da panturrilha
Abdômen: flexões e inclinações pélvicas

Deve-se evitar fazer alguns dos exercícios sem a devida orientação. Nunca segure a respiração durante o levantamento de pesos, pode causar tonturas. Nunca torça ou dobre ua coluna excessivamente, pode causar problemas nas costas.


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