Existe um comentário geral quando se começa a malhar: que tomar suplemento vai ajudar você a conseguir o que deseja de forma mais rápida. Todo bom aficionado em academia vai dar esta dica e vai tentar te indicar qual seria o melhor suplemento alimentar, segundo cada um deles e que resultado obtiveram usando. Antes de ir até uma loja, saiba algumas coisinhas a mais sobre os suplementos alimentares e o que eles podem fazer por você.

suplementos alimentares

O que são suplementos alimentares?

São complementos vendidos em pó ou cápsulas voltados a dar ao corpo o que ele precisa. O nome ‘suplemento’ vem do fato que ele deve nutrir o corpo com o que ele precisa e assim garantir que a malhação tenha bem mais efeito. Ao longo dos dias o corpo perde proteínas, carboidratos e substâncias importantes para que se mantenha firme e um bom suplemento pode devolver isso a seu corpo.

O suplemento é amplamente recomendado para quem tem um grande desgaste físico na malhação e também no dia a dia. Muitos nutricionistas receitam o produto para quem tem atividades longas e desgastantes em sua rotina diária como trabalhar em obras e atletas profissionais. Contudo, pessoas que malham e possuem uma atividade física regular também podem ingerir o produto.

Existem dois tipos de suplementos: os que ajudam a emagrecer e os que ajudam a ganhar massa muscular. Ambos são vendidos no Brasil em diversas lojas de produtos naturais e ambos variam bastante de preço, indo de R$ 20 a mais de R$ 1 mil reais com bastante facilidade.

suplementos alimentares

Qualquer pessoa pode tomar suplementos alimentares?

Na verdade não. Apesar de muitas pessoas usarem de qualquer forma, não é todo mundo que pode tomar. Cada suplemento tem uma fórmula diferente e alguns componentes são prejudiciais a algumas pessoas, por isso o acompanhamento de um nutricionista é importante. Os hipertensos, por exemplo, são podem tomar suplementos alimentares que tenham um alto nível de cafeína, pois esta acelera o metabolismo e pode causar parada cardíaca. Já as pessoas que possuem diabetes devem tomar cuidado com os suplementos que contém glicose na fórmula para acelerar o metabolismo, e assim por diante.

Tomar ou não tomar suplementos?

O ideal é que, antes que se aceite conselhos dos seus colegas de academia, consulte um nutricionista e avalie as opções do mercado. Ele pode não te dizer uma marca mas pode indicar o que deve ter na fórmula para seu uso específico e acompanhar o resultado. Pode complementar ainda com medicamentos de base natural para potencializar o produto e, se você está usando uma indicação de um amigo, pode ter algo bem melhor no mercado.

Contudo, não é de todo ruim tomar suplementos sozinho. Existem opções no mercado que não fazem mal algum como os suplementos de chá verde, sem cafeína ou gordura que até ajudam na pele, como o caso do chá verde e óleo de cartonamo.

Se tomar ou não tomar o melhor mesmo é procurar um especialista para te indicar que dieta é melhor para o seu corpo e seu tipo de problema. Você pode estar tomando um que não seja o indicado para o seu problema e por isso o melhor é pedir ajuda. Muita gente toma sem conhecimento adequado e não entende porque, ao invés de ganhar peso, está perdendo. O melhor é, além de ler bastante a embalagem, procurar uma indicação de um nutricionista ou profissional de educação física.