Os benefícios do whey protein para a malhação

Whey Protein faz parta da lista dos suplementos alimentares queridinhos dos freqüentadores de academias, entre eles atletas, pessoas que querem perder peso e ganhar massa muscular. O Whey é uma proteína retirada do soro do leite durante o processo no qual o leite se transforma em queijo. Seu VB (Valor Biológico) chegam a 80, enquanto do frango é 79, do peixe 83 e da carne vermelha 80, por isso se torna tão procurado.


como funciona o whey protein

Como funciona o whey protein

O consumo do Whey protein trás diversos benefícios para os praticantes da musculação que buscam o ganho e aumento de massa muscular. É aí que o produto age, não durante o treinamento, mas sim no processo regenerativo muscular. Por isso deve-se respeitar um intervalo para que os músculos cumpram e terminem este processo. O Whey protein age durante o sono e quando o corpo está relaxado, evitando câimbras, acelerando a regeneração das fibras musculares e das possíveis dores nos músculos. Garantindo também a saciedade, deixando o corpo bem fornecido à noite, quando deve-se consumir menor quantidade de comida.

O produto também tem papel antioxidante no organismo, faz a manutenção do sistema imunológico, aperfeiçoa o crescimento muscular, aumenta à eficácia e poder de resposta das células e hormônios, sua combinação de aminoácidos aumenta o desempenho favorecendo a reparação dos músculos após os treinamentos.

Os tipos Whey protein

Como é extraída do soro do leite, a concentração de água ainda é muito grande, precisando passar por alguns procedimentos, microfiltragem e ultrafiltragem, que resulta em três tipos vendidos no mercado tanto brasileiro como de importados:


Whey protein concentrada (WPC) – financeiramente falando a melhor opção, pois seu custo de fabricação é mais barato, resultando num valor biológico entre 70% a 80%.

Whey protein isolada (WPI) – a concentração de proteínas é maior do que a citada acima devido ao processo mais rigoroso de filtragem, chegando a 95% de proteínas e dependendo da marca a quantidade de carboidratos, com gordura zero. Excelente para quem quer perder peso ou busca na academia definição muscular.

Whey protein hidrolisada (WPH) – passa por um minucioso processo de filtragem, processado por hidrólise, quebrando a cadeia peptídica, melhorando e acelerando a absorção pelo organismo.

Como tomar o Whey protein

Como estimula a queima de calorias, o ideal é ingerir pela manhã ou à noite. O Whey protein é um pó que pode ser batido com água, leite (de preferência desnatado), frutas ou sucos, vai do gosto de cada um. A dosagem correta indicada pelos profissionais da área e fabricantes é de em média são 40 gramas do produto para 200 ml de líquido.

O consumo de whey é recomendado para pessoas idosas devido à perda de massa muscular que pode ser corrigida em determinadas idades em que isso acontece associado às práticas esportivas ou musculação. Também é muito indicado no pós operatório de pacientes que fizeram cirurgia bariátrica, devido a restrição do consumo de carne, sendo o produto uma opção para reparar esta perda.

No entanto a quantidade a ser ingerida não deve ser determinada por conta própria ou por indicação do instrutor da academia. Um médico ou nutricionista deve avaliar a pessoa, para que a dosagem não traga complicações para o usuário em especial aqueles que jamais usaram suplementação e não regularam a dieta.


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