O que é o Spinning Bike?


Entre diversas modalidades de treino, O Spining Bike, esta cada vez mais popular nas academias e ganhando a cada dia mais adeptos.

As aulas de spinning bike tem por base o uso da bicileta ergométrica, onde os alunos pedalam sob o ritmo de músicas contagiantes e com a orientação de um professor que torna a aula animada e motivante, que oferecem uma variedade de opções para evitar que os alunos fiquem entediado.

Cada treino dura cerca de 50 minutos, pessoas que possuam problemas articulares ou que tenham dores crônicas nos joelhos, coluna e tornozelos, devem evitar esse tipo de treino.

Já as pessoas que estão acima do peso devem pegar leve nas aulas de spinning e seguir as orientações de um instrutor.

Em cada aula é possível queimar até 700 calorias.

Além da queima calórica um dos principais objetivos, desse tipo de treino, é o aumento da capacidade cardiovascular, através do controle da frequência cardíaca e a tonificação muscular.

A estrutura da bicicleta utilizada nas aulas de Spinning Bike apresenta ângulos que facilitam a utilização por qualquer pessoa, bem como a regulação do volante e do selim em altura e distância. Por se tratar de um treino aeróbico, o Spin Bike garante perda de gorduras, e a utilização de técnicas básicas como “salto”, “impulsos e ritmos”, “subida sentado e de pé”, “sentado direito” e “corrida de pé” de uma forma ritmada e contínua, permite um gasto calórico de cerca de 600 calorias por aula. Ao praticar esta actividade desportiva, cerca de 70% da massa muscular do nosso corpo está a ser solicitada, trabalhando-se essencialmente os membros inferiores e os abdominais que são responsáveis por uma postura correcta protegendo as costas e impedindo o balanço do quadril, devendo para isso, estar sempre contraídos.


Para tornar as aulas de spinning bike mais proveitosas e obter um resultado ainda mais satisfatório o praticante deve seguir algumas dicas:

1. Usar freqüencímetro – um aparelho que serve para monitorar a freqüência cardíaca durante a atividade física. Ficando mais fácil a queima calorica, pois com esse despositivo o aluno pode monitorar se a chamada zonaalvo, obtendo mais um treino mais eficaz.

2. Utilizar sapatilhas – o uso da sapatilha especial para ciclistas, melhora a performance. Garantindo transferência da força da perna direto para o pedal, sem desperdício de energia.

3. Respeitar o cronograma das aulas – Alternar os ritmos das pedaladas diariamente, dá para pedalar todos os dias em intensidades diferentes.

4. Utilizar banco de gel ou bermuda acolchoada – Proporcionando mais conforto durante as pedaladas.

5. Hidratar o organismo – Está sempre com uma garrafinha com água ou isotônico por perto para manter um bom rendimento.

6. Manter uma toalha por perto.

As aulas de Spinning Bike são constituídas por 4 fases distintas: Aquecimento, Desenvolvimento da resistência cardiovascular e muscular, Regresso à calma e Alongamentos.

Os exageros nunca são convenientes e esta regra também se aplica a esta atividade física. Sempre procurando ajuda de um instrutor para não praticar de forma incorreta com o consequente risco de lesões.


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