O que é cortisol?

O cortisol é um hormônio importante no corpo, secretado pelas glândulas supra-renais e envolvido no metabolismo da glicose adequada para seu sangue, regulação da pressão arterial, liberação de insulina para manter a taxa adequada de açúcar no sangue, imunidade do corpo e com isso a resposta inflamatória do organismo a uma infecção. 


Normalmente o cortisol está presente no corpo em níveis mais elevados de manhã, e em nível mais baixo durante a noite. Embora o estresse não é a única razão pela qual o cortisol é secretado na corrente sanguínea, tem sido chamado de “hormônio do estresse”, porque também é secretado em níveis mais elevados no corpo como uma resposta ao estresse.

cortisol

A secreção de cortisol varia entre os indivíduos. As pessoas são biologicamente capazes de reagir de forma diferente ao estresse. Uma pessoa pode secretar maiores níveis de cortisol do que outros na mesma situação. Estudos também têm demonstrado que as pessoas que secretam altos níveis de cortisol em resposta ao estresse, também tendem a comer mais e comida que é mais rica em carboidratos do que pessoas que secretam menos cortisol. 


Se você é mais sensível ao estresse, é especialmente importante para você aprender técnicas de gerenciamento de estresse e manter um estilo de vida de baixo estresse . 

O cortisol e a malhação

Quando o corpo está sendo forçado na malhação, ele tende a produzir mais cortisol também. Isso é bom? Sim. Pequenos aumentos de cortisol trazem alguns efeitos positivos como uma rápida explosão de energia por motivos de sobrevivência, uma explosão de maior imunidade no sangue, menor sensibilidade à dor e ajuda a manter a homeostase do corpo.

Aumentos graduados do cortisol pelo esforço do corpo vão fazer a glicose do sangue se equilibrar, trazer uma melhora por consequência a sua condição de saúde. Com o tempo seu corpo irá responder melhor ao processo e equilibrar seu humor também.


Café Verde para emagrecimento RÁPIDO!
Clique aqui e veja o video!

Deixe um comentário