Musculação pode provocar varizes


Mesmo sendo popular e fácil de fazer, a musculação é uma atividade física que exige cuidados. Os médicos andam alertando que a musculação pode aumentar ou causar varizes, mas nem em todos os casos. Por isso ainda é essencial passar por uma avaliação médica para saber qual prática esportiva é mais indicada para o seu caso.

musculação causa varize

A musculação é essencialmente o levantamento de peso para “turbinar” os músculos. O sangue passa por todo o nosso corpo, mas tem mais dificuldade de circulação nas pernas, pois nossos vasos são menores nesta região. Pessoas que levantam peso para malhar podem ter uma pré disposição a tornar seus vasos ainda mais lentos na passagem do fluxo sanguíneo pela força exercida, por isso as varizes podem surgir.

Mas há ressalvas quanto a esta avaliação médica. Os médicos descobriram por estudo que pessoas com histórico familiar de varizes e vasoconstrição são mais propensas a desenvolver varizes ao longo do corpo. Mas isso gera algumas dúvidas. Afinal, não seria o sedentarismo responsável pelo surgimento de varizes e o exercício o mais indicado para evitar o problema? Sim, mas depende.


Os cuidados para quem faz musculação e quer evitar varizes

Todo atleta de musculação deve ter alguns cuidados para evitar a forçação do fluxo sanguíneo pelos vasos e, com a passagem lenta, o surgimento da varize. Um dos cuidados é não trabalhar o corpo até a exaustação, pois o organismo precisa de pausas para fluir normalmente. Ficando seis horas na academia não é a melhor forma de ganhar músculos, nem de trabalhar as áreas necessárias do corpo e assim conseguir ganhar seus sonhados músculos. Desta forma você está apenas se cansando e forçando a barra, bem como aumentando suas chances de ter varizes.

Forçar o corpo a levantar mais peso do que ele pode também pode causar varizes. Tente fazer os exercícios sem tanto esforço e vai ter melhores resultados e a saúde em dia. Uma avaliação médica antes da matrícula na academia também é importante.


Café Verde para emagrecimento RÁPIDO!
Clique aqui e veja o video!

Deixe um comentário