Ganhar massa muscular – Como faço?


A busca pelo padrão de beleza é intensa, diária e sem descanso. Com a ideais de beleza quase inatingíveis, atualmente, as pessoas não querem apenas perder peso e sim fazer com que seu corpo fique perfeito. Sendo assim, algumas medidas são importantes para se atingir esse objetivo.

Aprendendo como ganhar massa muscular

Não importa qual o seu tipo físico, se acima do peso ou abaixo, para atingir a meta de ter um corpo definido o caminho é ganhar massas muscular. Não basta apenas perder peso fazendo uma forte dieta alimentar, é necessário inserir atividades de musculação, além de ajudar positivamente na perda de gordura, a musculação aumenta a massa muscular corporal, que acaba por aumentar o gasto calórico durante o repouso, o chamado metabolismo basal. Além disso, perder gordura e não estar trabalhando para o ganho de massa muscular te dará um corpo menor, mais magro, porém fraco e flácido.

Por isso, algumas medidas podem ser muito importantes para que você emagreça e ganhe massa muscular de forma mais rápida. No entanto, é sempre importante lembrar que exageros não são bem vindos, e que é sempre bom ter bom senso.

Estabeleça metas para ganho de massa muscular

Crie uma meta, por exemplo, que quero ficar igual tal artista, assim você foca em um objetivo e sabe por que caminho seguir. Ajuda fixar cartazes em um local que você tenha acesso diariamente, isso ajuda a manter o foco. Além disso, seguir redes sociais que estão ajustadas ao seu objetivo é muito importante, lá você conseguirá muitas dicas, estará em contato diário com o mundo fitness e isso te ajudará a te manter na linha,

Nesse momento esqueça a balança e foque na composição corporal. Isso porque, quando você começa a malhar seu peso aumenta. No entanto, não é porque você está ficando mais peso que necessariamente você está engordando, uma vez que, quando você começa a ganhar massa muscular seu corpo fica mais pesado.

A dieta e o ganho de massa muscular

A diferença entre quem quer emagrecer e quem quer “engordar” será principalmente a dieta. A dieta é o primeiro ponto importante para que você perca gordura, uma vez que, não adianta nada malhar e tonificar a gordura que existe no seu corpo. Sendo assim, você precisa enxugar no peso.

O mesmo acontece com quem deseja engordar, ganhando massa muscular, se a dieta não for ajustada, o trabalho na academia será em vão.

Para quem deseja emagrecer, deve seguir dietas com baixo teor calórico, com protocolos de comer determinados alimentos a cada 3 horas, ou fazer dietas com restrições de carboidratos, como a lowcarb. Isso irá ajudar bastante o emagrecimento, mas não impedirá o ganho de massa. Porém, o emagrecimento irá sobressair sobre o ganho de músculos.

Já quem é magrinho e deseja engordar ganhando músculos, deve manter uma dieta hipercalórica. Inserindo alimentos ricos em carboidratos bons, como é o caso da batata doce, o que irá ajudar na geração de energia extra para o exercícios, assim como abusar das proteínas, responsáveis pela construção de tecidos. Vale a pena também fazer a ingestão de um shake pós treino, pois esse alimento tem duas vezes mais carboidratos do que proteínas.


Para cada caso, uma dieta específica. Por isso, é ideal procurar ajuda de um nutricionista para prescrever a dieta adequada.

A musculação e o ganho de massa muscular

Para ambos objetivos (emagrecer ou “engordar”) a atividade de musculação deve ser planejada, com auxílio de um profissional da área. Não existe uma tabela em comum, cada pessoa é um ser individual, com necessidades e problemas específicos, por tanto, o treino deve ser prescrito e ajustado de acordo aos anseios e limitações de cada um.

A capacidade individual de executar determinado movimento deve ser levado em conta, assim como a força, para que a carga seja ajustada. O que deve ser igual para todos que desejam aumentar sua massa magra é a intensidade. Quem deseja maximizar a queima de gordura e aumentar o ganho de massa muscular, deve treinar com intensidade total.

O número de repetições de um determinado exercício não deve ter muita relevância, o que deve ganhar sua atenção na hora da atividade muscular é a execução e cadência do movimento, assim como carga que deve estar ajustada. A carga não deve ser leve, onde você tenha muita facilidade para “levantar”, mas também não deve estar extremamente pesada. Você deve colocar uma carga onde suporte levantar o peso, com certa dificuldade, impondo o princípio de sobrecarga ao seu músculo, exigindo dele, o máximo. A quantidade de repetições, nesses casos, é quase que irrelevante. Músculo não conta, ele lê falha. você deverá executar o movimento da maneira correta, mantendo a cadência a falha, quando você não irá mais aguentar fazer o movimento. Use o protocolo de treino que tenha como o objetivo a hipertrofia, executando o movimento até a falha, isso fará com que cada músculo de seu corpo seja forçado ao extremo.

O descanso e o ganho de massa magra

O descanso é super importante para o ganho de massa muscular, é durante o descanso que os tecidos se constroem e acontece o crescimento muscular. Não adianta malhar todos os dias o mesmo grupo muscular, o ideal é que você malhe de forma intercalada e dê tempo para que ele se recupere.

Outro descanso que merece sua atenção é o intervalo entre as repetições e séries. Para manter seu treino intenso, você deve levar de 30 segundos até 1 minutos de descanso entre as séries.

O sono tem papel muito importante, por isso, priorize dormir no mínimo 6 horas por noite, das 22horas as 4horas, por exemplo.


Café Verde para emagrecimento RÁPIDO!
Clique aqui e veja o video!

Deixe um comentário