A malhação é um hábito saudável que muitos praticam, mas as pessoas esquecem às vezes de exercitar alguns músculos por dar mais importâncias apenas para os mais visíveis como bíceps, tríceps e peitoral. Uma das partes esquecidas são justamente as pernas, em específico as panturrilhas.

Por que exercitar as panturrilhas?

As panturrilhas, popularmente chamadas de “batata da perna”, muitas vezes não recebem a devida atenção que merecem. Em alguns isso acontece porque o malhador desconhece a importância e dos benefícios que esta musculatura bem trabalhada pode trazer para cada um.

Apesar de serem músculos pequenos, são fortes, poderosos e bem resistentes e por isso não precisam de sobrecargas para exercitá-los, somente a suspensão do peso do próprio corpo é suficiente para que sejam desenvolvidos e fortalecidos. Eles ajudam na sustentação da perna e também no contorno da musculatura, por isso quando estão flácidos ficam bem mais aparentes.

malhar panturrilha

Começando a exercitar as panturrilhas

Como toda atividade física é necessário o uso de um bom tênis e antes dos exercícios fazer um alongamento

Para alongar: mantendo a postura ereta em pé, ponha um pé para frente e mantenha o outro atrás. Apoiando os braços em uma parede flexione o joelho da perna da frente em direção a parede, mantendo a sola dos dois pés no chão. Quando sentir a panturrilha da perna de trás “fisgando” espere um tempo, conte 10 segundos. Repita o movimento alterando as pernas umas duas ou três vezes.

Sentado, estique bem as pernas e projetando o tronco para frente e puxando os pés para sua direção, assim como mostra esse vídeo:

Exercícios para a panturrilha

Em pé: Apoiando-se em algo fixo para manter o equilíbrio, comece a subir e descer usando a ponta dos pés sem deixar o calcanhar tocar no chão. Faça algumas séries. O limite de vezes cada um determina por si.

Sentado: Mantendo uma postura ereta, com as costas no dorso da cadeira e apoiando os pés numa elevação para manter a postura e apenas com as pontas dos pés flexiona elevando as pernas sem tocar com os calcanhares no chão. Para forçar mais segure uma barra em cima das coxas, como pode ser visto no vídeo:

Nas academias também é possível realizar os exercícios das panturrilhas.Para isso existem alguns equipamentos que são apropriados para isso.