Enzimas: Função, Para que serve, Onde encontramos, Etc…


Enzimas: Função, Para que serve, Onde encontramos, Etc…

Resumo:
Este artigo tem por objetivo apresenta as principais características das enzimas, especificando sua função, serventia, onde é encontrada, entre outros…
Fazendo então um apanhado geral de enzimas em bioquímica, podem entender, por exemplo, como elas funcionam e principalmente a ação de alguns medicamentos ou até mesmo anabolizantes que são criados a partir da mesma.

Introdução:
As enzimas são de extrema importância em qualquer ser humano, elas agem diretamente nas reações favorecendo a interação entre moléculas e com isso aumenta a velocidade das reações, por isso elas são chamadas de catalizadores, as enzimas nada mais são do que proteínas que possuem essa atividade catalítica. Um agente catalisador aumenta a velocidade das reações, sem afetar seu equilíbrio. Ele aumenta a formação de produto por diminuir a energia de ativação e aumentar a orientação de moléculas de reagentes que precisam colidir para formação do produto.
Vale lembrar que existe uma enzima para cada substrato específico. Quando o substrato não se encaixa no sítio ativo, não teremos atividade catalítica. O sítio ativo é a parte em que o substrato de encaixa perfeitamente a enzima.


Podemos ressaltar também, que assim que um substrato se ligue as enzimas, ela muda sua confirmação para que os outros substratos não se liguem.
As enzimas podem ser inativadas ou ativadas de acordo com a temperatura, por exemplo. Por isso que muitas vezes é perigoso, ficar com febre por um período elevado. Pois sua temperatura corporal porá ativar ou inativar enzimas favorecendo ou desfavorecendo reações que não era para serem favorecidas ou desfavorecidas.
Existem enzimas que precisam de cofatores e coenzimas para que a reação aconteça.

Como as enzimas são utilizadas na Musculação:
As enzimas como vimos anteriormente, possuem a capacidade de acelerar a velocidade das reações, como por exemplo, uma síntese proteica, ou a produção de um hormônio de crescimento muscular. Por isso vimos muito isso ser discutido nos dias de hoje. Porém vale lembrar que como todas essas funções que vimos e também a importância que essa proteína catalítica possui, não deveu brincar com enzimas, pois pode ser altamente perigoso para as reações em que ocorre em nosso corpo.

Conclusão:
Como foram observadas, as enzimas possuem um papel muito importante e digamos primordial para que ocorram as reações metabólicas. Existem também os inibidores, que se ligam as enzimas e mudam sua conformação, para que o substrato não consiga se lugar as mesmas, também é um artifício muito utilizado em suplementos alimentares.

Escrito por: Bruno Azevedo da Silva
29 de Maio de 2012
Graduando em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro


Café Verde para emagrecimento RÁPIDO!
Clique aqui e veja o video!

Um comentário

  1. PARABÉNS PELAS INFORMAÇÕES NUITRICIONAIS!

Deixe um comentário