Dúvidas comuns para quem quer começar a malhar

Malhação é uma atividade física indicada para ambos os sexos no geral acima dos 15 anos. Antes disso o corpo está se desenvolvendo e pode atrapalhar levantar peso, causar problemas de desenvolvendo ósseo na musculatura. Não há limite de quando parar. Há senhores de 90 anos levantando mais peso que jovens de 20. Para quem quer começar a malhar hoje, a seguir, algumas dúvidas comuns em perguntas e respostas.


duvidas comuns para quem quer começar a malhar

1 – Qual a roupa ideal para a malhação?

O ideal é ela ser confortável, se possível de lycra porque permite os movimentos com conforto e sem constrangimento. Pode ser short ou calça, agasalho, calça ou blusa.

2 – Pode malhar descalço?

Não é o ideal. O uso de tênis é indicado porque ele amortece o impacto e ajuda a alinhar a coluna durante os exercícios, em especial os de cardio, envolvendo esteira e bicicleta, por exemplo. O tênis deve ser apropriado para absorver e distribuir o impacto, por isso o ideal é procurar um modelo com amortecimento e se possível trocá-lo em um ano.


3 – Quanto de peso devo levantar por aparelho?

Depende de sua resistência. Há pessoas que mesmo nunca tendo entrado em uma academia conseguem levantar peso sem qualquer problema na academia porque já são acostumadas em sua rotina diária. O peso ideal é aquele que causa desconforto mas não a ponto de gerar uma dor. Há quem comece levantando apenas 1 quilo nos alteres e os que comece com mais de 10 quilos. Quando o peso ficar leve demais, é o momento de trocar e aumentar um pouco.

4 – No que mais devo ter cuidado nos exercícios?

Na postura da coluna em especial. Forçar o levantamento de peso com a postura da coluna inadequada, sem a coluna reta, pode causar lesões a longo prazo. Deixe os pés sempre na altura do ombro e se possível malhe de frente a um espelho, assim consegue observar a postura de sua coluna.

5 – Quantos dias devo malhar por semana?

Pode malhar todos os dias, mas grupos musculares diferentes. Em um dia apenas você malha braços e no outro pernas, o famoso treino A e B. Caso malhe todos os grupos de músculos em um dia, deve descansar a musculatura por 24 horas e só voltar no segundo dia.


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