O circuito é um treinamento composto por séries de exercícios dispostos em blocos nos quais o atleta executa diversos movimentos com pequenos intervalos, que queima calorias com mais facilidade e aumenta o ganho de massa muscular. O treino em circuito pode ser praticado até 3 vezes por semana, mas não por um período muito longo de tempo. Portanto o mais indicado é alternar exercícios usando grandes grupamentos de membros superiores e de membros inferiores com exercícios aeróbicos, sem intervalo entre eles.

 

O treino não precisa de um espaço específico, portanto pode ser supervisionado facilmente por qualquer personal trainer, pois o treino pode ser elaborado com a ajuda de equipamentos já existentes na academia. O treino pode ser montado com corrida ou ciclismo usando as ergométricas, força com ajuda do step e pesinhos, sem falar nos inúmeros materiais disponíveis como cones, arcos, bolas, elásticos, colchonetes ou mesmo nos movimentos da ginástica localizada.


O circuito pode ser praticado individualmente ou em grupo, os treinos podem ser realizados também em áreas externas como praias, praças, parques, bosques, de uma forma o exercício se torne mais agradável. Também pode ser realizado em lugares fechados como quadras e salas de ginástica.


Além, de ser um ótimo exercício, o circuito também é ótimo para quebrar a rotina da academia, melhorar o condicionamento físico geral, e fortalecer os grupos musculares mais importantes para manter o corpo em forma, sem falar que ajuda no emagrecimento. Em diversos estudos o circuito aparece como a melhor opção para quem quer emagrecer de forma saudável e definitiva, porque em uma única sessão você pode queimar até 200 calorias em apenas 30 minutos. O treino em circuito já conquistou diversas mulheres que desejam emagrecer.

 

 

Preparado para começar seu circuito?