A prática dos exercícios de musculação e seus benefícios


Não são apenas os exercícios aeróbios os responsáveis pela qualidade de vida e saúde. Atualmente a musculação esta sendo muito recomendada, seja para quem quer emagrecer, aumentar a massa muscular ou definir a musculatura, como também, evitar lesões e até tratá-las.

Com a prática de exercício, além do aumento da força e da massa muscular, o praticante fica saudável e mais bonito.

A prática da musculação é um tipo de exercício resitido, com variáveis de carga, amplitude, tempo de contração e velocidade controláveis.

Desse modo pode ser aplicada da forma isométrica (contração mantida), isocinética (com velocidade angular constante) ou isotônica (alternância de contrações concêntricas e excêntricas), contínua ou intervalada, suave ou intensa, com recursos aeróbios ou anaeróbios.

Esta possibilidade de controle de tantas variáveis torna a musculação uma atividade física altamente versátil que pode ser usada para diferentes objetivos.

O praticante de musculação pode ter como objetivos, além do aumento da força e da massa muscular, também a diminuição do peso e percentual de gordura corporal, melhoria do condicionamento físico e da performance esportiva, aumento da resistência muscular.

Os resultados dependem da freqüência e grau de envolvimento nos treinos, da alimentação, e até mesmo da suplementação.


Outros benefícios da musculação são:

– Melhora estética, modelagem o seu corpo, deixando-o mais firme e bonito.
– Eliminação da gordura e aumenta a massa muscular.
– Aumento da força muscular.
– Torna o coração mais saudável, fortalecendo o músculo, melhorando a freqüência cardíaca e a pressão arterial.
– Melhora a postura corporal e a flexibilidade.
– Melhora a auto-estima e a agilidade.
– Melhora o sono e o bem estar.

Apartir dos 30 anos, o corpo começa a perder massa muscular, podendo essa perda chegar a 30% de massa magra até os 80 anos.

Todos nós envelhecemos, mas quem faz musculação, retarda este envelhecimento. A perda muscular é amenizada para quem faz exercícios com peso.

A longo prazo, os exercícios com peso, apresentam um importante papel, pois aumentam a taxa metabólica basal.

Com a musculação, você vai amenizar, e muito, a celulite, pois aumentando a massa muscular, sua pele (em cima do músculo) fica mais lisa. A redução da gordura não melhora a aparência da pele. Ela pode ficar flácida e cheia de furinhos, mas se você fizer exercícios com pesos, evitará a flacidez e definirá os músculos, minimizando a celulite.

A musculação pode ajudar no controle e prevenção de diversas doenças, entre elas:

– Osteoporose
– Artrose
– Diabetes
– Hipertensão arterial
– Obesidade, entre outras.


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