Benefícios da farinha de feijão branco

Feijão é uma preferência nacional Os tipos carioca e o preto estão presentes no dia a dia do povo brasileiro, porém o branco é um pouco esquecido pela população. No entanto é rico de uma substância chamada faseolamina, ajudando na perda de peso quando consumido em forma de farinha. Um estudo feito na Califórnia (EUA) com 50 pessoas obesas mostrou que aqueles que ingeriram uma porção diária da farinha, perderam 1,7 quilos a mais do que as voluntárias que tomaram placebos.


dieta com farinha de feijoa branco

Feijão branco ajuda a emagrecer

Quando transformado em farinha, se tem o puro extrato do feijão branco, a faseolamina funciona reduzindo a absorção de açúcar pelo organismo, fazendo com que a consome perca peso mais rápido. Como é muito rica em fibras, seu consumo dar uma sensação de saciedade por mais tempo, formando um gel no bolo alimentar retardando sua absorção da glicose e do colesterol, deixando o estômago cheio por mais tempo. Com a faseolamina reduzindo a conversação do amido em glicose e as fibras fazendo com que o açúcar seja absorvido lentamente, evita-se a hiperglicemia no sangue e diminuindo a produção de insulina.

A farinha ainda atua no sistema imunológico, reduzindo o colesterol, melhorando o funcionamento intestinal e controla a glicemia prevenindo o diabetes do tipo 2. Reduz o depósito de gordura no organismo, pois a insulina é responsável por colocar a glicose no sangue, como ela diminui esta produção, logo menos tecido adiposo, devido a essa menor circulação evitando que a gordura se acumule.


Como fazer a farinha de feijão branco

Lave a quantidade de feijão branco que desejar, escorra e deixe secar ao sol por dois ou três dias. Bata no liquidificador (de preferência processador), passe numa peneira e bata novamente, repetindo o processo até que fique uma farinha fina. Agora é só armazenar numa embalagem seca e guardar na geladeira, devendo ser consumida em até 30 dias.

O ideal é que sejam consumidas 05 gramas de farinha ao dia, que representa em média uma colher de café diluindo em copo com água e consumindo meia hora antes das refeições. Também pode ser preparada junto com outros alimentos e sem alteração gritante do sabor como no iogurte, polvilhada na salada de frutas, em sucos e até em receitas de tortas, bolos e panquecas. Deve ter um consumo máximo diário de 30 gramas por dia.

Contra indicações do feijão branco

O consumo desta farinha não pode ultrapassar 40 dias. Como se trata de feijão cru, contém fatores antinutricionais. Os fitatos dificultam a absorção de alguns nutrientes fósforo, ferro, zinco e cobre, não sendo indicado para quem tem anemia, gestantes ou pessoas com alterações intestinais. Para crianças o consumo só deve ser feito com orientação médica.

Quando a pessoa ingere mais do que as 30 gramas ao dia, sentirá alguns efeitos colaterais ou sintomas, como desconforto gástrico, flatulências, náuseas, vômitos, dores no estômago e diarréia. Consumindo com moderação e seguindo as orientações, a farinha de feijão branco irá trazer diversos benefícios a saúde. Contudo se ao consumir sentir alguns dos efeitos e sintomas, suspender o consumo e procurar um médico.


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